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O que é SIPAT?

Você sabe o que é a SIPAT? Esta é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, um evento criado para educar funcionários sobre a importância do comportamento saudável e da segurança no ambiente corporativo.

Apesar do nome, a SIPAT não explora somente assuntos relacionados à prevenção de acidentes. Temas como incentivo à atividade física, alimentação saudável, combate ao estresse e cuidados posturais são também importantes quando o objetivo é manter as equipes de trabalho saudáveis e preparadas para as tarefas diárias.

Neste post iremos trazer um resumo sobre o que é a SIPAT, como ela funciona e o que devemos fazer para envolver a empresa e atrair mais participantes. Confira!

O que é a SIPAT e como ela funciona

A SIPAT está prevista dentro da legislação como uma das atribuições da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. De acordo com a Portaria nº 3.214, de Junho de 1978, as empresas devem “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção e Acidentes de Trabalho – SIPAT”.

Desta forma, a CIPA deve trabalhar em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) para estruturar o evento. Outros departamentos da empresa, como RH e Medicina do Trabalho, podem também organizar as atividades da semana.

Ainda sobre a lei, qualquer instituição que tenha trabalhadores assalariados precisa promover a SIPAT, mesmo que trabalhe com riscos mínimos. Durante o período da SIPAT, as empresas podem realizar ações lúdicas, interações em grupo, palestras, dentre outras iniciativas para transmitir conceitos relacionados aos temas escolhidos.

Qual o objetivo destas informações

A SIPAT tem como objetivos principais promover saúde e prevenir doenças e acidentes causados pela rotina de trabalho. Orientar os trabalhadores sobre comportamento saudável e hábitos preventivos é um passo fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Vale lembrar que a SIPAT deve ser uma semana envolvente, que atraia a participação de todos os funcionários. Não deve ser tratada como um período de atividades corriqueiras entre a empresa e o colaborador ou como uma semana de folga.

Quais temas podem ser tratados dentro na SIPAT

Não há um tema obrigatório a ser tratado durante a SIPAT, o que permite maior flexibilidade na escolha dos assuntos de interesse. A empresa pode explorar temas específicos ou abrangentes, que representem a necessidade encontrada ou que simplesmente despertem o interesse geral.

Se o perfil do posto de trabalho é passar longas horas na frente do computador, dicas de cuidados posturais serão muito bem-vindas. Se os funcionários estão acima do peso, ações sobre alimentação saudável podem contribuir para o equilíbrio do corpo. Temas como combate ao estresse, saúde da mulher, saúde do homem e incentivo à atividade física estão sempre em alta e merecem uma atenção especial.

Como conseguir envolvimento e participação na SIPAT

Saúde e segurança são assuntos que devem fazer parte do dia a dia dos trabalhadores, não podem ser lembrados somente durante os dias do evento. A SIPAT é um momento de reflexão, aprendizado e fortalecimento de conceitos que devem fazer parte da cultura de uma empresa.

Este é um excelente momento para viver novas experiências, compartilhar ideias e aprender junto aos colegas, por isso a SIPAT deve ser compreendida como uma semana especial dentro da organização.

Percebeu como pode ser fácil organizar a SIPAT na sua empresa? Qual seria um tema interessante para abordar na próxima SIPAT? Deixe seu comentário.

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