Blog/Como aumentar a produtividade da sua equipe de trabalho?

Como aumentar a produtividade da sua equipe de trabalho?

A capacidade de produção de uma empresa é requisito fundamental para o seu sucesso. Em cenários de instabilidade da economia, o desafio é manter ou aumentar a produtividade da equipe, mesmo quando o quadro de funcionários é reduzido.

Práticas de bonificação e premiação podem ser eficazes e trazer impacto imediato, mas para que uma pessoa seja verdadeiramente capaz de produzir dentro do seu máximo potencial, o primeiro passo é proteger sua integridade física e mental.

Neste artigo, você encontrará dicas de como apoiar seus funcionários para a adoção de hábitos saudáveis, através de mudanças simples na rotina que podem fazer toda a diferença.

Acompanhe!

Valorize o descanso

Trabalhar além da carga normal da jornada pode ser nocivo para funcionários e empresas. Mesmo que este costume seja apreciado por muitos e associado à dedicação, na realidade desencadeia uma série de consequências que tendem a aumentar o risco de adoecimento e limitar o desempenho diário. A rotina excessiva de trabalho pode prejudicar a capacidade de aprendizagem, o foco nas tarefas e a eficiência na tomada de decisões, uma vez que leva ao esgotamento físico, limita o período de descanso e compromete a recuperação das energias.

O assunto é tão relevante para os negócios, que algumas empresas já oferecem recompensas financeiras para funcionários que conseguem dormir pelo menos 7 horas todas as noites. Premiando ou não uma boa noite de sono, o importante é incentivar sua equipe a produzir durante o expediente e descansar no tempo certo, respeitando-se os limites e as necessidades naturais do organismo.

Ofereça opções para uma alimentação saudável

Funciona com qualquer pessoa: tomar café da manhã todos os dias e ingerir uma fruta entre as principais refeições ajuda a melhorar os níveis de atenção e disposição no trabalho.

Criar um novo hábito alimentar exige disciplina e comprometimento. O tempo apertado para realizar muitas tarefas não pode ser desculpa para deixar de morder uma maçã ou colocar uma semente na boca. Para introduzir a prática, oriente seus funcionários a levar frutas já descascadas e manter um estoque com alimentos saudáveis e de fácil manipulação na gaveta ou no armário do trabalho.

Havendo uma oportunidade, experimente distribuir biscoitos integrais, barras de cereais ou qualquer outro lanche saudável durante o expediente.

Deixe sua equipe mais ativa

Ninguém precisa virar atleta para sair do sedentarismo. Existem inúmeras oportunidades dentro do próprio cotidiano para dar mais passos e sentir na pele as vantagens de uma vida mais ativa.

Se sua empresa disponibiliza elevadores ou esteiras rolantes, uma ideia de fácil aplicação é incentivar a utilização de escadas através de adesivos colados nos degraus ou qualquer outra comunicação criativa que indique os benefícios da prática. Organizar reuniões com caminhadas, convidar colegas para almoçar em um restaurante mais distante ou organizar encontros em eventos esportivos são atitudes que podem também contribuir para a formação de um grupo mais ativo, saudável e preparado.

Gostou das nossa sugestões? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus colegas e amigos a formarem equipes mais produtivas!

Cadastre seu e-mail e receba as novidades