Blog/Campanha Outubro Rosa: faça parte deste movimento!

Campanha Outubro Rosa: faça parte deste movimento!

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o primeiro entre as mulheres. No Brasil, cerca de 52 mil novos casos são identificados por ano e 45% deles em estágio já avançado.

A campanha Outubro Rosa faz parte de uma série de iniciativas globais para prevenir novos casos ou detectar a condição precocemente, o que eleva as chances de cura para 95%. Conscientizar sobre a importância do autoexame, ensinar a fazê-lo da forma correta e incentivar a realização periódica de exames de imagem estão entre os principais objetivos do movimento.

Empresas do mundo todo aderiram à campanha nos últimos anos e ajudaram suas funcionárias a proteger-se do câncer de mama. Para auxiliar você a entender mais sobre o assunto e encontrar ideias de como participar, preparamos um post especial. Confira!

A história do Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos. Historicamente, Outubro marcava o início das ações de prevenção e combate ao câncer de mama em muitas regiões. O movimento ganhou força, resultados começaram a surgir e logo o Congresso Americano instituiu o mês de Outubro como data oficial do calendário nacional para abordagens sobre o tema.

O laço cor de rosa, ícone da campanha em todo o mundo, foi distribuído em 1990 pela primeira vez aos participantes da Corrida pela Cura, realizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova Iorque. No mesmo ano, outros eventos esportivos e desfiles de moda foram marcados pela distribuição deste símbolo.

A importância das empresas na campanha

Envolver pessoas em torno de atitudes saudáveis está na pauta da maioria das empresas. Além de desempenhar um papel social importante de carregar a mensagem do movimento, empresas que apoiam campanhas de prevenção e promoção da saúde podem esperar resultados positivos também para os negócios. É natural que as funcionárias se sintam mais acolhidas quando são apoiadas por seus empregadores e esta condição leva ao aumento da satisfação com o trabalho, maior dedicação e engajamento.

Além de contribuir para um clima organizacional mais positivo, a participação das empresas aumenta o acesso à informações relevantes, que ajudam na tomada de decisões e, em curto, médio e longo prazo, controlam a sinistralidade e o índice de utilização dos planos de saúde.

Como participar?

Participar da campanha é fácil. Existem muitas possibilidades de marcar a data na sua empresa, seja através de abordagens realizadas por profissionais de saúde, ações interativas, massagens especiais ou até mesmo distribuindo uma fitinha cor de rosa ao longo do expediente. Algumas empresas especialistas em promoção da saúde podem ajudar com ideias e serviços preparados especificamente para este fim.

Em todos os casos, o que realmente importa é cativar as pessoas e orientá-las sobre o melhor caminho para a prevenção e o controle do câncer de mama. Mesmo representando apenas 1% dos casos da doença, homens também devem ser incentivados a participar das ações, aprender sobre o assunto, agir de forma preventiva e transmitir as informações para suas esposas, filhas e mães.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos sobre promoção de saúde nas empresas.

Cadastre seu e-mail e receba as novidades