Blog/3 técnicas de sucesso para promover saúde e bem-estar

3 técnicas de sucesso para promover saúde e bem-estar

Está comprovado: funcionários saudáveis e satisfeitos com o trabalho são mais produtivos. Não é preciso ser especialista no assunto para entender a relação entre saúde, engajamento e desempenho, basta refletirmos sobre nossas próprias experiências passadas. Quem nunca teve a sensação de “perder” o dia por conta das inúmeras tarefas inacabadas ou do tempo excessivo despendido para solucionar um problema simples? Esta é uma situação recorrente na vida de pessoas que não encontram motivação suficiente no trabalho para render mais e melhor.

Mas o que é preciso fazer para envolver sua equipe, torná-la mais saudável e eficiente? Neste post, vamos revelar três técnicas de sucesso utilizadas pelas empresas que verdadeiramente apoiam seus funcionários e, desta forma, tornam-se mais fortes e competitivas.

1. Implementar ações animadas de saúde e bem-estar

Saúde é um assunto tão sério que merece ser tratado com um sorriso no rosto. Ninguém gosta de ser induzido à mudança, sentir-se obrigado a iniciar um novo comportamento, portanto abordar o tema de maneira lúdica e descontraída produz um clima mais positivo e contribui para a conquista dos objetivos.

Ações de saúde e bem-estar ajudam a desenvolver uma auto-conscientização sobre as decisões que tomamos diariamente e seu impacto natural de curto, médio e longo prazo. Este é o primeiro passo para que seus funcionários assumam a responsabilidade pela melhoria do seu próprio estilo de vida, condição determinante para a criação de novos hábitos.

2. Criar uma cultura de elogios

Apesar de parecer uma atitude simples, elogiar uma pessoa é bem mais difícil do que criticá-la. O ser humano possui um dom inerente de esperar que as pessoas façam algo exatamente da forma como ele o faria, o que leva à prática constante de censura, reprovação e depreciação do trabalho alheio.

Quando elogiamos a postura ou as realizações de uma pessoa, automaticamente criamos um senso de relevância em seu trabalho, elevamos sua autoestima e isso gera maior comprometimento, uma vez que ela desejará ser elogiada novamente. Criar uma cultura de elogios no ambiente corporativo é uma forma de valorizar o grupo e motivar uma integração maior entre os colegas, fatores que contribuem diretamente para as sensações de felicidade e satisfação com o trabalho.

Já elogiou alguém hoje? Não perca a chance!

3. Envolver a empresa em datas comemorativas

Cada indivíduo da empresa enfrenta desafios diferentes com relação à saúde. Algumas pessoas querem descobrir como prevenir problemas cardíacos, outras não sabem como controlar o estresse diário, mulheres buscam mais informações sobre câncer de mama e homens sobre saúde da próstata.

Para atender às variadas necessidades de sua equipe, uma boa dica é consultar o calendário da saúde, formado por datas criadas especialmente para mobilizar iniciativas de conscientização, incentivo aos hábitos saudáveis, prevenção de doenças ou simplesmente para homenagear classes profissionais e gêneros.

E antes que eu me esqueça: 07 de Abril é o Dia Mundial da Saúde. Que tal uma ação para marcar esta data na sua empresa?

Se gostou das nossas dicas, por favor compartilhe em suas redes sociais!

Cadastre seu e-mail e receba as novidades