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3 medidas para criar uma cultura de saúde na sua empresa

A população ativa vem comparecendo ao trabalho em piores condições físicas e mentais de saúde. A cada ano, as empresas enfrentam uma escalada nos custos e queda na produção, fatores que inibem o seu desempenho.

Cada indivíduo apresenta desafios diferentes com relação à saúde e, para conseguir melhores resultados, as empresas precisam envolver seus funcionários em iniciativas que ofereçam suporte para mudanças positivas no comportamento.

Criar uma cultura de saúde no ambiente corporativo significa conscientizar as pessoas sobre o impacto de suas escolhas na saúde individual e coletiva. É preciso assumir a responsabilidade pela própria saúde e ser o agente central da mudança.

No post de hoje, oferecemos 3 dicas infalíveis para a criação de uma cultura de saúde na sua empresa. Confira!

1. Implante um programa de apoio ao comportamento saudável

Não é papel da empresa mudar a saúde de seus funcionários, mas oferecer ferramentas de apoio à mudança. Alguns programas globais foram estruturados para atender às necessidades dos mais diversos perfis da população e, gradativamente, guiar pessoas e empresas para uma melhor versão de si mesmas.

Programas oferecidos pela empresa Virgin Pulse, por exemplo, oferecem soluções tecnológicas que ajudaram a mudar a vida de milhares de empresas e milhões de funcionários em todo o mundo. Através de uma abordagem interativa e envolvente, o objetivo é capacitar os participantes para a adoção de hábitos saudáveis relacionados à atividade física, alimentação, sono e bem-estar psicológico. O retorno é rápido e mensurável: equipes mais engajadas, motivadas e produtivas.

2. Envolva a liderança

Somos naturalmente inspirados pelo comportamento de pessoas que respeitamos ou admiramos. Não à toa praticamos, desde a infância, gestos realizados pelos nossos pais, avós, irmãos, professores e líderes religiosos. Com o passar dos anos, mudamos o foco do exemplo a ser seguido, mas a tendência de repetirmos as atitudes de outras pessoas permanece a mesma.

O envolvimento da equipe de liderança nas iniciativas propostas pela empresa é uma estratégia eficaz para motivar a adoção de novos hábitos e consolidar a imagem do empregador como agente comprometido em cuidar da saúde e do bem-estar de seus empregados. O sentimento de ser acolhido pela empresa gera maior satisfação e comprometimento da força de trabalho.

3. Escolha uma boa estratégia de comunicação

Uma comunicação acessível e criativa pode fazer toda a diferença para gerar ou manter o interesse dos funcionários na adoção de um estilo de vida saudável. Compartilhar histórias de sucesso nos jornais de circulação interna, posicionar frases motivadoras em pontos estratégicos, como escadas ou elevadores, e fixar materiais nos murais informativos são práticas escolhidas por empresas de todo o mundo para impulsionar os programas e as iniciativas de promoção da saúde.

Se o objetivo da sua empresa for aumentar o envolvimento dos funcionários, reduzir os gastos com afastamento, melhorar os níveis de segurança, reduzir custos com assistência médica ou melhorar o desempenho, o primeiro passo é investir na criação de uma cultura de saúde.

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