Blog/3 formas criativas de promover saúde na sua empresa

3 formas criativas de promover saúde na sua empresa

Criar um ambiente de apoio ao comportamento saudável é o grande desafio dos gestores que compreendem a íntima relação entre a saúde dos funcionários e o sucesso nos negócios.

Nem sempre o calendário permite eventos extensos e algumas barreiras internas podem dificultar a adesão à um programa estruturado de promoção da saúde, mas a boa notícia é que existem oportunidades acessíveis e repletas de significado para ajudar sua equipe a ser saudável dentro do próprio local de trabalho.

Confira nossas sugestões!

1. Organize ações surpresa

Já imaginou sair de uma longa reunião e ser convidado para uma massagem relaxante? Ou ganhar um lanche de presente naquele instante da tarde em que a fome mais aperta? Quem não ficaria satisfeito de levar um brinde para casa ao final de um dia cansativo?

Estas são apenas algumas dicas de iniciativas pontuais, sem aviso prévio, que ajudam a quebrar a tensão do dia a dia, trazem mais energia para os funcionários e melhoram o clima organizacional. Na medida em que vivenciam momentos descontraídos e revigorantes no trabalho, as pessoas aprendem que ser saudável não significa necessariamente virar atleta ou alimentar-se somente de legumes e verduras. Incorporar pequenas e palpáveis mudanças dentro do próprio cotidiano, como um simples intervalo para reorganizar as ideias, fazem a diferença no humor, na produtividade, na habilidade para lidar com situações estressantes e na autopercepção de bem-estar.

2. Compartilhe atitudes saudáveis

Muitos fatores trazem motivação e confiança para a criação de um novo hábito, mas nenhum é mais inspirador do que descobrir histórias de pessoas que tiveram sucesso na mesma jornada. Portanto, compartilhe atitudes saudáveis nos veículos internos de comunicação da empresa. Desta forma, você valoriza os funcionários que se dedicaram à causa e, ao mesmo tempo, prova aos demais que a mudança é viável e gratificante.

Você pode entrevistar pessoas que utilizam bicicleta para se deslocar até o trabalho, fazem caminhadas durante as reuniões ou que substituíram os salgadinhos por frutas durante o intervalo. Divulgue suas histórias nos murais de informação, nas redes sociais, intranet, revistas ou jornais internos e incentive a participação dos colegas nas próximas edições.

3.  Siga o Calendário da Saúde

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com foco na prevenção do câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente, ganharam força nos últimos anos e mudaram a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Além destes dois meses especiais, existem muitas outras datas no Calendário da Saúde, divulgado pelo governo federal, que podem motivar ações educativas e reduzir fatores de risco importantes para o adoecimento.

É possível, por exemplo, organizar um encontro com uma nutricionista no Dia Mundial da Alimentação, distribuir flores no Dia Internacional da Mulher ou promover uma ginástica em grupo no Dia Mundial da Atividade Física. Não importa o tamanho do evento ou a quantidade de ações realizadas, o que realmente vale é o suporte oferecido para preservar a saúde do bem mais valioso de qualquer empresa: sua força de trabalho.

Quer conferir outras maneiras bem legais de promover saúde na sua empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Cadastre seu e-mail e receba as novidades