Blog/3 dicas de como escolher temas para a sua SIPAT

3 dicas de como escolher temas para a sua SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) é um evento anual, que tem como objetivos principais promover saúde e prevenir doenças e acidentes causados pela rotina de trabalho. Esta é uma grande oportunidade para aumentar o acesso dos funcionários à informações relevantes, que podem inspirar melhores decisões sobre a saúde individual e coletiva.

Não existe um tema obrigatório para o evento, o que permite customizá-lo com os assuntos de maior interesse para empregados e empregadores. Mas como selecionar os melhores temas para a sua SIPAT? O post de hoje oferecerá algumas dicas que poderão deixar esta decisão mais fácil e assertiva. Acompanhe!

1. Observe as necessidades da equipe

Uma boa estratégia para direcionar a escolha dos temas da SIPAT é observar o perfil de saúde dos seus funcionários. Pesquisas internas sobre hábitos de vida e medições biométricas são boas alternativas para este fim, uma vez que permitem diagnosticar os principais fatores de risco para o adoecimento. Exames de pressão arterial, circunferência abdominal, índice de massa corporal e relação cintura-quadril são normalmente requisitados e ajudam a detectar os focos essenciais de atenção.

Uma equipe com alto índice de sobrepeso, por exemplo, pode se beneficiar de orientações sobre alimentação saudável e incentivo à atividade física. Se o problema for dores no corpo ou dificuldade de concentração, abordagens sobre cuidados posturais e controle do estresse podem fazer a diferença.

2. Faça uma pesquisa de interesse entre os funcionários

Se a dificuldade for identificar os assuntos que mais despertam o interesse e a curiosidade entre os funcionários, a solução pode ser simples e de fácil aplicação. Realizar uma pesquisa interna sobre os assuntos mais cativantes ajudará você a descobrir as reais necessidades de sua equipe.

A pesquisa pode ser anônima ou através de uma conversa aberta com todo o grupo. O que realmente importa é envolver os funcionários nesta decisão e direcionar a escolha dos temas conforme a atratividade revelada.

3. Invista nos valores da empresa

Valores não são criados apenas para ilustrar sites e apresentações institucionais. Eles devem representar um modo de agir, uma visão em comum, guiar pessoas em direção aos objetivos e à missão da empresa. A SIPAT pode ser uma grande oportunidade para reforçar estes valores e incorporá-los ao DNA de sua equipe.

Se a sua empresa valoriza um comportamento alegre e bem-humorado, você pode investir em ações descontraídas, lúdicas e divertidas. Se o principal valor for o trabalho em equipe, promova iniciativas que favoreçam a construção de relacionamentos e a integração entre os colegas.

Sugestões de temas para a sua SIPAT

Alguns assuntos nunca saem de moda. Independentemente do contexto ou da estratégia que utilizou para escolher os temas da sua SIPAT, selecionamos alguns que usualmente atraem a participação dos mais variados perfis de trabalhadores. Confira!

  • Incentivo à atividade física;
  • Alimentação saudável;
  • Sono;
  • Prevenção de DSTs e AIDS;
  • Cuidados posturais;
  • Prevenção de acidentes no trabalho;
  • Controle do estresse;
  • Combate à Hipertensão;
  • Uso de substâncias (tabagismo e alcoolismo).

Promover saúde e segurança no ambiente de trabalho proporciona resultados excelentes para empresas de todos os portes. Não importa o número de funcionários, o espaço físico ou as características do seu negócio, sempre haverá uma oportunidade para deixar sua equipe mais preparada e saudável.

A definição dos temas é um marco importante para o sucesso da SIPAT. Às vezes é preciso buscar novos temas, em alguns casos o mais importante é inovar na maneira como são abordados. Para aumentar as chances de êxito nas suas escolhas, não tenha medo de envolver sua equipe e a comissão organizadora.

Gostou das nossas dicas? Assine a newsletter e receba mais conteúdos exclusivos!

Cadastre seu e-mail e receba as novidades